Close Menu

Busque por Palavra Chave

Vieses e consensos | O breve retorno de Quixote à Mancha

Por: Ralf Zimmer Junior
07/02/2022 10:10 - Atualizado em 07/02/2022 10:14
Divulgação

Após alguns meses de intensa batalhas por todo o reino de Espanha, Quixote, por insistência de Sancho, decide voltar à Mancha com seu fiel escudeiro.

Sancho queria visitar a família, que não via de há muito, e para isso martelava noite e dia suas lamúrias à Quixote. Sinto saudades de minha filha, preciso ver minha esposa, precisamos recarregar as energias, e por aí afora seguiam as cantigas sanchescas.

Até que um dia, o cavaleiro da Triste Figura cedeu ao escudeiro sem par, está bem, glutão insaciável, voltemos alguns dias para casa, apenas alguns dias, e quando te chamar de volta ao campo de batalha, farei uma vez só, não quiseres virdes arrumarei outro escudeiro, disse Quixote.

Que é isso mestre, redarguiu Sancho, é jogo rápido, é o senhor me chamar e voltamos aos campos de peleia nesse mundão de Deus, ora ocupado pelo Diabo em alguns pargos.

Ademais, cavaleiro jamais visto, precisamos contar aos irmãos da Mancha nossas façanhas. Os tortos que corrigimos, as donzelas que socorremos, nesses meses de caminhada.

Não sejas mentecapto, glutão incorrigível, interveio Quixote. Não sabes que santo de casa não faz milagre, e quando faz não é reconhecido, mas sim praguejado?

Os irmãos da Mancha não estão nem aí para nossas lutas Sancho, só lhes importam comer, beber e falar mal de quem já os governou quando não estão dormindo.

Não sejas tão duro, ó grandioso cavaleiro, nossos irmãos trabalham muito, e não falam mal só dos governos da província que se foram, mas do atual, e até da coroa de Madri.

Que seja, Sancho. Fato é que a cavalaria andante não é para se gabar, nossos feitos devem falar por si sós, bater boca ou tentar convencer gente que nunca fez na vida muito mais que reclamar é perda de tempo.

É verdade meu amo, emendou Sancho, conheço um rifão que diz assim na vida, como na política se briga para cima...

Por aí, nobre escudeiro, por aí... ou já viste o famoso cavaleiro Romário dar conversa aos ataques invejosos e covardes do incompetente Hospedaria-Grande que nunca cavalgou nada e só sabe se queixar?

O Senhor está certo meu amo, o que tem nesta vida de gente ressentida pelas conquistas alheias e pela incompetência própria vai da Mancha, atravessando o atlântico, até o ponto de aguada, ou até a bacia da prata...bem, vai longe, concluiu o escudeiro gordacho.

E assim foi passando o dia rumo de volta para Mancha, Sancho mantendo sua incansável matraca ativa, e Quixote o ouvindo e graciosamente o respondendo, quando as circunstâncias o recomendavam.

Chegando à Mancha, para tristeza de Sancho, foram recebidos de forma indiferente pela gente dali, como se nunca estivessem saídos daquele pedacinho de terra para suas epopeias mundo afora.

Quixote, percebendo seu escudeiro que se arrastava amuado pelo centro da Vila, disparou: levante esta cabeça cansado escudeiro, já não te disse mil vezes, que as lisonjas, indiferenças ou vitupérios que nos lançam possuem a mesma importância do que se faz nas latrinas?

Avie-se, descanse esta noite com tua família, que ao lado do ofício da cavalaria andante são as únicas coisas que realmente importam nesta vida, que amanhã cedinho passo te chamar Sancho, pois, tortos a serem corrigidos e donzelas a serem salvas estão a clamar por nossa intervenção sem par.

E, esses são os registros, da volta para casa, por alguns dias, nem tão grandiosos, de Quixote e Sancho, que enfrentariam mais inúmeras batalhas pela frente, para cima, e jamais se preocupando com o ruído ou alarido das pequenas almas que não conseguiam ouvir a música que somente toca ouvido e corações dos poucos distintos e vocacionados homens destinados à cavalaria andante.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro